segunda-feira, 9 de setembro de 2013

RENOVAÇÃO DO PRONAF AQUECE MERCADO CERRITENSE

O último mês tem significado um incremento positivo na balança comercial do mercado Republicano. De acordo com os economistas isto se deve às renovações do Pronaf de Custeio liberado principalmente pelo Banco Central da República - Sicoob CrediCarú.

De acordo com análise dos economistas, não é somente o financiamento em si que serve de aquecimento do mercado, mas também a dificuldade de acessar o recurso que colabora para torrar uns trocos extras na praça.

Imagem fotografada às 6 horas da manhã de hoje em frente a CrediCarú.


Em entrevista ao repórter Trigo Limpo, Sr. Emílio Napalha comenta os elevados gastos que vem mantendo para pleitear a renovação do financiamento:

"Crem Dios Padre! Nunca vi côsa tão dificurtósa hômi do céu! Tenho vindo tudo os dia da úrtima sômana pra vê se cunsigo uma senha pá renová o Pronaf, mas o ônibus do Cássio chega munto tarde, aí quando vô lá na Credi, já se acabaro as 20 senha que os tchô distribui! Aí cumo num tenho jeito de vortá mais cedo pra casa, eu fico torrando uns pila numas bobaginha aqui na praça inté o horário do latão vortá pu interior." Comenta de braços caídos Sr. Napalha.


De acordo com dona Cesariana das Dores, sua família também passou a gastar muito mais durante este período de renovação do Pronaf:

"Seu Trigo do céu, vancê não imagina cumo tamo gastando! Acho que metade do que bamo tirá de Pronaf, já vai pras dispesa! Eu e meu marido vinhemo esses dia bem cedinho pra tentá pega a ficha na Credi, e cumo cheguemo meio tarde, já era umas 07 da manhã, peguemo a senha 18 aí cumo foi demorado demais pa atendê nóis acabemo armoçando no Dorivá, aí inquanto meu marido esperava lá no banco eu sai fazê umas comprinha fiado pra pagá quando vié o Pronaf". Comenta dona Cesariana com 17 sacolas nas mãos.

Ao percorrermos o comércio local, os comerciantes comemoram a demora na renovação do Pronaf, em entrevista ao Trigo Limpo, Marcelo da Farmácia se demonstra feliz pelo aquecimento das vendas:

"Nós estamos muito felizes com o incremento das vendas no último mês. A dificuldade nas renovações do Pronaf têm dado dor de cabeça em muita gente! Pra você ter ideia em nossa rede de farmácias, temos vendido 132% mais remédios para enxaqueca.. Estamos pensando em inclusive montar nossa trigésima franquia no estacionamento da Crédi para vendermos só remédio para dor de cabeça e calmantes". Comenta satisfeito o quase-médico.

Ao procurarmos os representantes da CrediCarú para obter maiores informações acerca da demora nos atendimentos, não conseguimos pois não tinha mais senhas para entrevista.


INFORMOU, correspondente Trigo Descascado, com oferecimento de Banco do Brasil - "Desde 1994 peliando pra desfazer a imagem de Banco do djãnho."

11 comentários:

  1. Pena q o Sicoob tá virando panelinha ,lá nem todos os associados tem regalias como o tal Adão q pegava quantos talões de cheques queria ...enquanto o agricultor verdadeiro ne Pronaf consegue ,agora se formos fazer uma pesquisa de quantos piãzinho da praça consegue o tal PRONAF ,sem planta um pé de feijão ou até mesmo sem nem morar no interior dano-se ,é igual os carros financiados pelo mais alimento se vê tantos que não residem no interior com caminhonete nova na praça !!!do mais alimento ...brincadeira né!!aprovam cheques pra desconto financeiras de uns piãzinho sem passar pelo conselho !!!pra ter chance precisa ser compadre dos caras ,Medeiros ,Wiggers etc..
    Quantos tem financiamentos ,quer o valor de seu patrimônio não paga a metade dos financiamentos ,se for citar nomes não caberia aq !!indignação !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está com ciúmes de quem consegue comprar uma caminhonete, pelo bloco de produtor rural, então faça do seu modo e compre. Talvez possa até comprar a vista.Ciúmes não faz bem pra ninguém, meu caro amigo.(a).

      Excluir
  2. Acho a Credicaru um banco (cooperativa) excelente. Sempre fui muito bem atendido lá...e olha que esse ótimo atendimento não é por ter dinheiro não pq minha conta é mais curta que coice de porco. Quem reclama da credicaru é pq nunca teve relacionamento com outros bancos onde nem olham na cara do peão e vc é só um número lá dentro. Quem não está contente peça para sair e vá negociar na tentação do banco do brasil pra ver em quantos dias vai estar de volta na credi.

    ResponderExcluir
  3. Quem reclama da Credicaru eh pq nao nao tem credito nem pra financiar um cafesinhooo! E tenho dito! Kkkk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ISSO AI... PRA QUEM NÃO TEM CRÉDITO PODE IR DA LOTÉRICA ATÉ O BANCO CENTRAL QUE NÃO VAI PRESTAR NENHUM... A CREDI É MUITO BOA DE LIDA

      Excluir
    2. SOU ASSOCIADO SICOOB ,TENHO CRÉDITO EM OUTROS BANCOS,FALO DO QUE VEJO !!!

      Excluir
    3. Quanto ao atendimento aos associados ,é uma questão pessoal cada pessoa avalia da forma q convém a si. quanto ao crédito como citou o cidadão logo a cima ,minha conta tá curta que coice de porco ,mas crédito eu tenho ,isso não é problema pois o Adão tinha crédito !!O atendimento pessoal aos associados é bom ,mas acho q existe pouca divulgação sobre o cooperativismo !!se tenho crédito pra financiar um cafezinho ou não não é dá sua conta !!!!

      Excluir
    4. Teu comentário referente ao meu crédito é tão idiota q nem mereçe resposta !vai saber se a minha conta e o meu crédito não é melhor q o seu !!

      Excluir
  4. eu nao tenho nada contra a credicaru, sempre fui bem atendido lah mais essa demora pra renovar os pronaff tah complicado mesmo eu jah perdi treis viagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONFESSO QUE TAMBÉM GOSTO DO TRATAMENTO DA CREDI QUE NEM SE COMPARA A OUTROS BANCOS, MAS TAMBÉM SENTI DIFICULDADE PELA DEMORA QUE ESTÁ HAVENDO NAS RENOVAÇÕES DE PRONAF. JÁ QUE NORMALMENTE NENHUM DADO DOS AGRICULTORES MUDA DE UM ANO PRO OUTRO, NÃO TERIA COMO HAVER UMA ESPÉCIE DE "RENOVAÇÃO AUTOMÁTICA" NO PRONAF DE CUSTEIO DE LAVOURA, TENDO NECESSIDADE APENAS DE ASSINAR OS CONTRATOS E NO MÁXIMO UMA ATUALIZAÇÃO DE DADOS PARA FINALIZAR A OPERAÇÃO?

      Excluir
  5. Concordo que o Banco do Brasil é do djãnho...
    já muitas MUITAS VEZES "MAU" ATENDIDO,
    Aqueke "gerente novo" parece que "saiu" do inferno,
    muito mal educado, mal humorado, e nunca atende o que eu peço,
    sempre "errola" e não me fornece o extrato que peço!
    qualquer dia "alguém" vai achar as fuças dele!
    já muita gente querendo "acertar" umas nele.

    ResponderExcluir